Oslo é uma cidade lindíssima, absurdamente cara e rica em museus. Na realidade é muito mais que isso, é uma cidade linda, sem violência ou desemprego, onde todas as pessoas possuem um bom padrão de vida e é impossível não se apaixonar por ela.

Minha passagem por Oslo seria curta demais, então fiz o que qualquer pessoa inteligente faria. Fui até o centro da cidade e tentei ver o máximo de museus.

O motivo que me levou a passar por Oslo foi uma conexão de um dia, pois eu estaria indo ao Ártico participar de uma expedição fotográfica em busca da Aurora Boreal. A experiência completa sobre essa viagem até a última cidade grande do planeta você vai encontrar aqui neste blog. Confiram os lugares que visitei:

Museu de História Natural

Naturhistorisk Museum, pertencente à Universidade de Oslo, além de ser o museu de história natural mais antigo da Noruega, fica em um lugar lindo, dentro do Jardim Botânico de Oslo. Este museu é dividido entre museu Geológico e Zoológico. Praticamente, uma coleção científica.

Natural History 1

Ao longo de 200 anos, espécimes de plantas, animais, rochas, minerais e fósseis foram coletados, estudados e preservados.

No museu zoológico, pude ver animais do mundo todo. É para quem gosta de taxidermia, que na minha opinião, é a melhor forma de estudar ursos, linces, lobos e outros predadores de perto. No outro museu,  as exposições geológicas apresentam a história geológica da Noruega e do planeta terra. O museu é focado em minerais, mas com certeza a grande atração do museu é o fóssil de T. Rex.

Natural History 13 

De terça a domingo, das 11h às 16h.
Quanto: 
adultos NOK 50,00 – estudantes/crianças NOK 25,00


Galeria Nacional

Este museu conta com várias obras de arte marcaram a história da Noruega, Grécia, Alemanha e muitos outros países.  Há obras clássicas da pintura norueguesa, do renascimento até o moderno Munch. Contudo, o foco está na pintura e escultura norueguesa do século 19. Os destaques da coleção incluem grandes obras de Edvard Munch, incluindo O Grito.

National Galery Oslo1

 

Outros artistas importantes do museu: JC Dahl, Adolph Tidemand, Hans Gude, Harriet Backer e Christian Krohg.

National Galery Oslo14

Sim, eu precisava fazer isso sim.

Endereço: The National Gallery, Universitetsgata 13
Quanto: adultos NOK 50,00 – estudantes/crianças NOK 25,00
OBS: com um único ingresso você entra no The National Gallery and the Museum of Contemporary Art, no The National Museum – Architecture e no The Museum of Decorative Arts and Design.

 

The Museum of Decorative Arts and Design

Esta foi minha terceira e última parada em Oslo. Este museu peculiar apresenta uma ampla variedade de design e artesanato através dos tempos. Eu poderia muito bem chamar ele de museu vintage, mas seria severamente criticado.

The Museum of Decorative Arts and Design Oslo1

Além de exposições dedicadas ao design e artesanato dos últimos cem anos, o museu conta a história dos estilos 1100-1900 através de coleções de moda e arte cerâmica através de vasos gregos antigos e objetos de arte da Ásia Oriental.

Entre os destaques da coleção, que obviamente eu não conheço ninguém, está o Tapestry Baldishol, de uma tapeçaria chamada Gobelin,tecido único do século 12.

Endereço: St. Olavs portão 1 

Seguro viagem geral

Deixe uma resposta