Londres é uma cidade com uma quantidade incrível de museus. Os museus são tão interessantes que você precisa de um bom tempo em cada um, o que pode ser um problema se você tem pouco tempo de viagem. Na minha modesta opinião, Londres é uma cidade para se morar e não visitar. Se quiser apenas conhecer a cidade, separe uns 2 meses para isso. Meu tempo lá seria curto, teria que achar tempo entre a gravação de um vídeo e outro para conhecer a cidade e, logicamente, alguns museus. Então resolvi optar pelos gratuitos, já que meu orçamento anda apertado no momento.

Tate Modern Art Gallery

Uma das coisas que eu recomendo muito em uma cidade nova é fazer um bus tour. O ticket que eu comprei ainda dava direito a um passeio de barco. Então, com muita classe, eu fui de barco até este museu que fica às margens do Rio Tamisa, em frente a St Paul’s Cathedral.

Tate Modern Art Gallery1

As instalações do Tate Modern são de uma antiga usina elétrica e o museu é considerado a maior galeria de arte do mundo. Porém, essa informação caiu por água à baixo quando eu fui na National Gallery of London. Infelizmente eu não pude tirar fotos de lá, mas no Tate era permitido. Então, seguindo a premissa que este museu tem um acervo realmente incrível, eu puder ver obras de Picasso, Warhol, Dalí e outros artistas importantes do século XX.

Tate Modern Art Gallery2

Também estava rolando uma exposição de Henri Matisse (The Cut- Outs), mas era paga e a fila estava muito grande. A quem interessar, a exposição vai até 7 de setembro. Este é mais um museu que vale “perder” um tempo lá.

Tate Modern Art Gallery3

Inaugurado em maio de 2000, o Tate promove importantes mostras temporárias de arte moderna e contemporânea. Algumas das exposições temporárias também são gratuitas, por isso vale muito a pena ir.

Onde e quando: Bankside London SE1 9TG. De 2ª à 5ª feira das 10 às 18 h e 6ª e sábado das 10 às 22h. 

Natural History

De uma forma geral, museus de história natural costumam ser os meus preferidos. Quando há dinossauros então, melhor ainda. O Natural History Museum de Londres foi o mais impactante museu do gênero que visitei na minha vida.

Natural History London22

O prédio entra para a lista dos mais lindos que já vi. Ele por si só já é uma verdadeira obra de arte. É necessário entrar na fila, pois é um dos museus mais famosos do mundo e é cheio de crianças lá. Aliás, todos os museus de história natural são cheio de crianças, acredito que é uma forma muito boa de ensinar os filhos é levá-los a museus.

Natural History London9

Em toda a minha vida, eu nunca gostei de estudar em casa, mas sempre fui fascinado pelo que era me ensinado dentro das salas de aulas, e ver ao vivo espécimes que eu só via nos livros é fascinante.

Natural History London2

Além de dinossauros, o museu possui uma sessão sobre meteoritos, exposições didáticas sobre Darwin e um simulador de terremotos.

Natural History London1

Perto deste museu, ficam o Science Museum e o Victoria & Albert Museum. Recomendo passar o dia na região, que é linda, e almoçar no Sticky Fingers.

Onde: Cromwell Road London SW7 5BD UK.
Horário: das 10h às 17h50.

British Museum

Bom, por último deixei para falar sobre o mais fantástico museu que visitei na minha vida até agora. O Museu Britânico possui um acervo de 8 milhões de peças históricas do mundo todo: máscaras astecas, moedas antigas e esculturas egípcias e gregas. Sim, há múmias em sarcófagos, e muitas. Há também objetos da Babilônia, antiga Pérsia, Mesopotâmia e Palestina. O british museum conta a história da humanidade através de artefatos, sendo assim um dos museus mais visitados do mundo.

British Museum1

Há muitos destaques neste museu: Rosetta Stone, relevos assírios, esculturas do Partenon, peças de Xadrez Lewis, tesouro de Oxus, Royal Game of Ur, a Múmia de Katebet, armaduras de Samurais e muito mais.

British Museum2

Este museu foi aberto ao público em 1759 e não há dia em que o museu não esteja lotado. Então vá sem pressa, pois é um museu que necessita de um dia inteiro para apreciar.

British Museum3

Um fato interessante é a disputa do museu com a Grécia. Desde 1980 o governo grego vem realizando esforços diplomáticos para reaver peças do Partenon que foram roubadas por ingleses, e que compõem o acervo do Museu Britânico.

Esta breve visita a Londres me deixou com muita vontade de voltar, pois há muitos outros museus interessantes nesta linda cidade.

Onde: Great Russell St, London WC1B 3DG
Horário: das 10h às 17h30.

Seguro viagem geral

Deixe uma resposta