A Guinness Storehouse foi uma instalação de fermentação de 1904 a 1988. Hoje em dia é uma experiência dedicada à fabricação de uma das cervejas mais famosas do mundo.  O visitante que embarca nesta jornada conhece cada processo de fabricação de cada pint e muito da história dos 250 anos desta marca.

No começo desta incrível viagem na fábrica da Guinness, logo no átrio é possível ver o contrato original que Arthur Guinness assinou em 1979. Este contrato possui validade de 9 mil anos.

Também no átrio, há uma “lojinha” onde dá para comprar praticamente tudo da Guinness, desde alimentos até roupas e os mais variados presentes. Foi aí que eu resolvi pegar um guia de áudio gratuito e seguir em frente no passeio, conhecendo um pouco melhor os quatro ingredientes básicos: cevada, lúpulo, levedura e água.

No primeiro andar, o mestre cervejeiro mostra todo o processo de fabricação da cerveja, transporte e tanoaria. Pude conhecer o antigo ofício de fabricação, antigos maquinários e meios de transportes através de objetos conservados e vídeos antigos. E o meu desejo por tomar uma Guiness só aumentava.

Guiness Factory17

Uma dica importante: não deixe de pegar o audio guide, ele torna a visita muito mais interessante e completa.

A publicidade da Guinness

Nesta seção eu pude me maravilhar um pouco, pois sou apaixonado por esse tema. Tão apaixonado que até me formei em publicidade e propaganda. Em fevereiro de 1929, o primeiro anúncio apareceu na imprensa britânica com o slogan: Guinness is good for you. A partir daí iniciou-se uma tradição que deu origem a muitos tipos de patrocínios, como por exemplo, o Livro dos Recordes.

Guiness Factory26

A história da marca também é contada através da harpa e dos animais, uma menina para os meus olhos. Foi então que eu vi os comerciais antigos para televisão e pude constatar que não é necessário ser um publicitário para se encantar com propagandas antigas, visto que muita gente se acumulava no local.

Então chegou a hora de explorar os sentidos, experimentar cada um dos ingredientes e entender tecnicamente a produção da cerveja. A foto abaixo mostra o mestre cervejeiro explicando como cada ingrediente age no paladar e no olfato. Uma experiência incrível para os apreciadores de cerveja.

Guiness Factory24

Ao fim do tour pela fábrica, chego finalmente ao bar panorâmico para degustar com mais sabedoria o pint mais famoso do mundo. Eu já tomei muitos pints de Guinness na minha vida e em vários países diferentes, mas tomar um pint de Guinness direto da fonte não tem comparação, ainda mais com uma vista para toda a cidade de Dublin, uma cidade que eu aprendi a amar como se fosse minha cidade natal.

Guiness Factory31

Acredito que devo repetir experiências similares ao longo da minha vida, mas essa com certeza ficará marcada para sempre na minha memória. Toda a Guinness que eu tomar de agora em diante terá um novo sabor e a cada gole, enriquecida com um pouco mais de história aprendida nessa visita.

Horário: 9h – 19h (última entrada 17h)
Onde: St James’s Gate, Dublin 8, Co. Dublin‎

Seguro viagem geral

Deixe uma resposta